Jacaré-de-papo-amarelo como espécie bandeira - Jornada “Marginais” cap. #11

Saudações crocodilianas!


Oi sumidos, olha quem voltou !!! Como quem é vivo sempre aparece, voltamos com mais um capítulo da nossa jornada. - Como diria o rei Roberto Carlos “eu voltei, agora é pra ficar…”


E hoje é dia de falar sobre a utilização da imagem do jacaré em prol da biodiversidade e desconstruir essa imagem de vilão.


O QUE É UMA "ESPÉCIE BANDEIRA"?


A terminologia “espécie bandeira” é muito utilizada na biologia da conservação para representar espécies que possuem um grande apelo popular e/ou tenham uma grande relevância cultural que possam a vir ser usadas para preservar todo um ecossistema. A ideia é que os esforços de preservação dessas espécies e do ambiente em que elas vivam sirvam também para ajudar outros animais e plantas que habitam o mesmo local, mas que não possuem o mesmo apelo.


Por exemplo, aqui no Projeto Caiman ao utilizarmos o nosso amiguinho jacaré-de-papo-amarelo como espécie bandeira, conscientizando a população sobre a caça predatória, poluição do meio ambiente e discutimos a importância ecológica que ele possui. Assim estamos também beneficiando e ajudando a preservar as espécies presentes na Mata Atlântica como um todo.

No Brasil, além do jacaré-de-papo-amarelo, também são consideradas espécies bandeiras o mico-leão-dourado, lobo-guará, peixe-boi, onça-pintada e tartarugas-marinhas.- Respeita que meu bonde é pesadão


JACARÉ TAMBÉM É CULTURA


"Ainnn mas o jacaré não é carismático, ele é perigoso e me dá medo. Como ele é uma espécie bandeira?" - Calma sorriso, calma...


O jacaré está representado em diversas culturas. Na egípcia é Sobek, divindade ligada a rituais de vida e morte. Na asteca, Xochitonal, guardião do submundo. Na americana, em inúmeros filmes tratam a figura dos jacarés negativamente. No Brasil já foi retratado como uma figura ruim, aparecendo no sítio-do-pica-pau-amarelo como a Cuca.


Exemplos não faltam para ligar a imagem dos Crocodilianos como sendo ruins e perigosos. Mas eles são muito mais que isso, são responsáveis pelo controle populacional de inúmeras espécies de moluscos, peixes, insetos, mamíferos, aves, anfíbios e até outros répteis. As suas fezes enriquecem as águas onde vivem com matéria orgânica, fornecendo alimento para uma série de organismos (animais e vegetais) mantendo assim o equilíbrio do ecossistema.


E recentemente vem se construindo uma imagem positiva sobre os jacarés, nos desenhos da Disney temos o Louis que é muito amigável e seu sonho é se tornar um trompetista profissional e popular. No Peter-Pan temos um jacaré que protege as águas e luta contra o malvado Capitão-Gancho. No Brasil está presente em inúmeras histórias indígenas sendo retratado como guardião das águas dos rios e protetor das aldeias. E ainda por cima é símbolo de um bloquinho de carnaval o "Jacaré da Beira-Rio" em Recife-PE. Ou seja, o jacaré faz parte da nossa cultura e está presente no nosso dia-a-dia.

- Então sim, ele é muito carismático, tá !!!!

Da esquerda para direita: Cuca (síitio-do-pica-pau-amarelo), Crocodilo de peter-pan e Louis da princesa e o sapo (ambos da Disney), Sobek (Deus Egípcio) e Bloco do Jacaré da Beira Rio (Recife-PE)

E é muito importante desconstruir essa ideia de que o jacaré é malvado ou um animal agressivo e perigoso. Entender o comportamento e o papel biológico que cada animal possui é fundamental para a preservação dessas espécies e também do seu habitat. Por isso, nós pesquisadores e estudiosos temos a difícil tarefa de transformar a figura de um réptil grande, de aparência feroz e fria, em um representante carismático importantíssimo para a sociedade, seja em seu valor ambiental, na cultura pop ou em sua manifestação mítica.


<<<<< CAPÍTULO ANTERIOR PRÓXIMO CAPÍTULO >>>>>

Em construção

 

E com vocês uma breve mensagem de um dos autores do "Marginais": Jacarés da Mata Atlântica, nosso querido Paulo Quadros !!!



------


O Projeto Caiman é uma realização:


- Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil

- Projeto Caiman; @projetocaiman


Parceira:


- Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios


Apoio:


- Prefeitura de Vitória; @vitoriaonline

- Vip Rede; @vip.rede


Texto e Ilustração:


- Patrick Guimarães; @guimapatrick


Fotografias:


-Leonardo Merçon; @leonardomercon


Vídeo:


-Paulo Quadros; @wild.veterinary.family


Patrocínio:


- ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao


---

Referências das imagens :

- https://www.vixbrasiltv.com/pt/bbr/cinema/5503/disney-retira-todas-referencias-jacares-e-crocodilos-descubra-a-razao

- https://www.historiadetudo.com/historia-da-cuca

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sobeque



#projetocaiman #meioambiente #natureza #preservacao #jacaredepapoamarelo #caimanlatirostris #jacare #mataatlantica