Jacaré-de-papo-amarelo como espécie bandeira - Jornada “Marginais” cap. #11

Saudações crocodilianas!


Oi sumidos, olha quem voltou !!! Como quem é vivo sempre aparece, voltamos com mais um capítulo da nossa jornada. - Como diria o rei Roberto Carlos “eu voltei, agora é pra ficar…”


E hoje é dia de falar sobre a utilização da imagem do jacaré em prol da biodiversidade e desconstruir essa imagem de vilão.


O QUE É UMA "ESPÉCIE BANDEIRA"?


A terminologia “espécie bandeira” é muito utilizada na biologia da conservação para representar espécies que possuem um grande apelo popular e/ou tenham uma grande relevância cultural que possam a vir ser usadas para preservar todo um ecossistema. A ideia é que os esforços de preservação dessas espécies e do ambiente em que elas vivam sirvam também para ajudar outros animais e plantas que habitam o mesmo local, mas que não possuem o mesmo apelo.


Por exemplo, aqui no Projeto Caiman ao utilizarmos o nosso amiguinho jacaré-de-papo-amarelo como espécie bandeira, conscientizando a população sobre a caça predatória, poluição do meio ambiente e discutimos a importância ecológica que ele possui. Assim estamos também beneficiando e ajudando a preservar as espécies presentes na Mata Atlântica como um todo.