Logo_PCSA.jpg

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO 

face pcsa2.png
insta pcsa2.png

Programa de Conservação Saíra-Apunhalada é um programa de pesquisa e conservação da espécie Nemosia rourei, desenvolvido na região serrana do Espírito Santo e sediado no município de Vargem Alta.

reduzida_Saíra-Apunhalhada_Nemosia_rour

Foto: Gustavo Magnago / IMD

01

O Programa de Conservação Saíra-Apunhalada (PCSA) é uma parceria do IMD com a TCC - Transmissora Caminho do Café, e atende uma demanda dos órgãos ambientais estadual (IEMA), federal (IBAMA) e comunidades, que solicitaram à TCC patrocínio para conservação da espécie.  
As ações executadas baseiam-se nas políticas públicas previstas no Plano de Ação Nacional das Aves da Mata Atlântica do ICMBio o qual inclui o Plano de Ação específico para a espécie, desenvolvido pelo PCSA e parceiros. Representa a oportunidade de promover a conservação de diversas espécies ameaçadas, prioritariamente, a espécie Nemosia rourei, considerada criticamente ameaçada de extinção.
Além das atividades de pesquisa de campo, o programa contempla ações de sensibilização, educação ambiental e engajamento comunitário nas práticas conservacionistas.

reduzida_Saíra-Apunhalhada_Nemosia_rour

02

TCC

A TCC – Transmissora Caminho do Café S.A. subsidiária do grupo ALUPAR, é responsável pela implantação e operação da Linha de Transmissão 500kV Governador Valadares 6 – Mutum – Rio Novo do Sul, localizadas no Estado de Minas Gerais e Espírito Santo. O grupo Alupar é uma holding de controle nacional privado com atuação no setor de energia, sendo a maior companhia 100% privada e uma das maiores no segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil. A TCC é patrocinadora do PCSA desde o seu início em 2020 quando ainda era uma condicionante ambiental. Em 2022, a ALUPAR voluntariamente tornou-se nossa patrocinadora garantindo a continuidade do programa.

03

04

Baixe aqui os livros do PCSA

Guia de Aves da
Mata de Caetés
guia.png
Livro de Educação Ambiental
Passarinhar e Educar
Livro PEE.png

05

NOVIDADES