O Projeto Caiman é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. O Jacaré-de-Papo-Amarelo (Caiman latirostris) é uma espécie símbolo da Mata Atlântica. O Projeto Caiman é uma iniciativa pioneira de pesquisa e conservação das populações da espécie, gerando dados técnicos-científicos de saúde e ecologia da espécie Caiman latirostris no Brasil.

  • Facebook - Projeto Caiman
  • Instagram - Projeto Caiman

PROJETO

02

A MATA
ATLÂNTICA

A Mata Atlântica é uma das regiões mais importantes de todo planeta. Pela sua exuberância e extraordinária diversidade, esse bioma recebe um título especial que poucos lugares no mundo têm:  Hotspot de Biodiversidade.

Ocupa todo o litoral atlântico brasileiro, percorrendo 17 estados e alcança 1,3 milhões de km². Apresenta diversas formações florestais e ecossistemas associados, de acordo com as características do clima, solo e relevo.

Recebe influência direta da umidade e ventos vindos do oceano. A distância do oceano e a força dessa influência, a altitude e o regime de dispersão de chuvas contribuem com a diversidade de ecossistemas presentes no bioma.

Na medida que a distância do litoral aumenta, o clima vai ficando mais seco e recebe menos incidência das chuvas formadas no oceano. Muitos ecossistemas associados à Mata Atlântica, não são tipicamente florestais, contudo, possuem grande importância para a preservação da mata.

Toda essa abundância de recursos, diversidade e exuberância, explica também por que nossa civilização tenha firmado raízes por aqui. O problema é que para isso ocorrer, muito foi destruído e a ocupação humana da Mata Atlântica foi e ainda é dramática.

201203010097-Floresta e Lagoa (paisagem) - Forest e Lagoon.jpg

03

O JACARÉ
DE-PAPO-AMARELO

Livres na natureza, os jacarés-de-papo-amarelo vivem somente na América do Sul. A distribuição geográca da espécie se estende pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, em latitudes variando de 5º S até 34º S e em altitudes de até 800 m.


Mais de 70% de toda a população mundial de jacarés-de-papo--amarelo vive no Brasil, em uma área que vai desde a região costeira do Rio Grande do Norte, passando pelas bacias dos rios São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai, até alcançar a lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul.

 

O jacaré-de-papo-amarelo ocorre em ecossistemas associados à água e vegetação, como rios, pântanos, lagoas, manguezais, entre outros ambientes na Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e nos Pampas.


No Brasil, grande parte da distribuição geográca do jacaré-de--papo-amarelo é coincidente com os remanescentes de Mata Atlântica. Este importante bioma, de grande riqueza e diversidade de vida, é reconhecido como um Patrimônio Nacional Brasileiro. A Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies de vegetais.

 

WhatsApp Image 2020-09-09 at 11.47.45.jpeg

04

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Projeto Caiman, em parceria com a empresa ArcelorMittal Tubarão, desenvole atividades de sensibilização ambiental.

 

As atividades de educação ambiental levam para o público conhecimentos sobre a espécie e suas interações dentro do seu habitat, ou seja, sua casa.

 

O grande desafio, porém, é conduzir o público a uma mudança de atitude em relação ao uso sustentável dos recursos naturais e à valorização da vida em todas as suas formas.

Por isso, o programa de educação ambiental e difusão científica do Projeto Caiman usa diferentes formatos para os diversos públicos e objetivos como por exemplo:

  • Educação Ambiental nas escolas públicas e privadas.

  • Eventos e manifestações culturais.

  • Sensibilização através de imagens.

  • Turismo científico.

  • Capacitação de professores e educadores ambientais para uso dos jacarés como espécie bandeira

  • em ações de educação ambiental nas escolas.

  • Mídias sociais.

  • Educação ambiental gratuita no Centro Ecológico Projeto Caiman.

Caiman_2016-10-07 15-19-54_LeonardoMerçon copy.jpg

05

O Espírito Santo está na área focal da distribuição da espécie no Brasil, contudo não há dados sobre o status de conservação, bem como sobre a saúde das populações de Caiman latirostris no estado.

A pobreza de dados sobre as populações naturais gera limitações para o desenvolvimento de planos de conservação e manejo da espécie, bem como tomadas de decisões.

 

O estudo das populações pode embasar e orientar o desenvolvimento de programas de conservação e uso sustentável, bem como estabelecer áreas prioritárias para a conservação.

 

O Projeto Caiman – Jacarés da Mata Atlântica, desponta dentre as principais iniciativas de pesquisa e conservação de Jacarés brasileiros. As atividades incluem o desenvolvimento de pesquisas, educação ambiental e formação de jovens pesquisadores através do programa de iniciação científica.

 

Trata-se de um projeto pioneiro, fundamental para a conservação da biodiversidade capixaba.

06

A EQUIPE

Jacaré-de-Papo-Amarelo

Jacaré-de-Papo-Amarelo

Protagonista Principal

Yhuri C. Nóbrega

Yhuri C. Nóbrega

Coordenador / Médico Veterinário

Marcelo Renan de Deus Santos

Marcelo Renan de Deus Santos

Médico Veterinário

Iago Ornellas

Iago Ornellas

Biólogo

Bárbara Mello

Bárbara Mello

Coordenadora da Educação Ambiental

Alan Vaz

Alan Vaz

Contador

Leonardo Merçon

Leonardo Merçon

Fotógrafo / Documentarista

Ilka Westermeyer

Ilka Westermeyer

Cinegrafista / Documentarista

Eduardo Lázaro

Eduardo Lázaro

Médico Veterinário

Daniel Neves

Daniel Neves

Biólogo

Gabriel Dias

Gabriel Dias

Biólogo Trainee

Bruna Brum

Bruna Brum

Estagiária de Biologia

Lucas Yu

Lucas Yu

Estagiário de Veterinária

Paulo Quadros

Paulo Quadros

Veterinário Associado

Thassiane Targino

Thassiane Targino

Veterinária Associada

Fernando Paulino

Fernando Paulino

Biólogo Trainee

WhatsApp Image 2021-08-09 at 14.03.42

WhatsApp Image 2021-08-09 at 14.03.42

Estagiária de Biologia

André Barreto-Lima

André Barreto-Lima

Biólogo Associado

07