Prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilianos do Brasil

Com o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores práticas conservacionistas no mundo dos crocodilianos brasileiros, o Instituto Marcos Daniel (IMD), por meio do Projeto Caiman - Jacarés da Mata Atlântica, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR – UFRPE), apresentam o Prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilianos do Brasil. O Prêmio Zilca Campos homenageará pessoas que executaram grandes feitos e contribuições para a conservação dos crocodilianos no Brasil.


Zilca Campos possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais.


É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Pantanal) desde 1989 e possui ampla experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e manejo de vida silvestre, e atua principalmente com conservação, manejo, reprodução e movimentação de jacaré-do-pantanal, e os demais jacarés brasileiros.

É uma das maiores referências na ciência desses animais e uma profunda conhecedora do Bioma Pantanal. Natural de Corumbá, uma autêntica pantaneira que dedicou e dedica sua vida para a conservação da natureza, dos jacarés brasileiros e seus habitats.


Nesse contexto, os idealizadores do prêmio, julgaram a homenagem merecida e justa, ao intitular esse reconhecimento com o nome da Dra. Zilca Campos. O protagonismo da Dra. Zilca na conservação dos crocodilianos, inspirou e continuará inspirando várias gerações de pesquisadores, e sobre tudo pesquisadoras, no Brasil e no mundo. O pioneirismo das mulheres na ciência no Brasil, possui grande contribuição da Dra. Zilca Campos.


Com tudo isso, a primeira pessoa a receber a homenagem com o prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilianos não poderia ser outra, a não ser a própria Dra. Zilca Maria da Silva Campos. "Eu só tenho que agradecer, e na verdade o foco não deve ser em mim, o foco é nos crocodilianos, nos jacarés.

Enfrentaremos um seríssimo desafio climático e ambiental e precisaremos de muitos esforços. Temos que nos unir cada vez mais, para estarmos a frente desse desafio", declarou Drª Zilca Campos ao receber a premiação, mostrando sua preocupação com a seca do Pantanal.


A primeira edição do prêmio Zilca Campos aconteceu durante o 1º Congresso Brasileiro de Crocodilianos, que ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto de 2021, no formato online e gratuito, com o tema: “A pluralidade científica em nome da conservação”.

O prêmio será anual, homenageando pessoas ou instituições de relevância na conservação dos crocodilianos do Brasil. Dessa maneira, esperamos que os contemplados pelo prêmio, sejam reconhecidos e valorizados pelos seus atos em prol da conservação da natureza.


 

O Projeto Caiman é uma realização:

- Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil


- Projeto Caiman; @projetocaiman


Parceira:

- Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios


Apoio:

- Prefeitura de Vitória; @vitoriaonline

- VipRede; @vip.rede


Texto:

- Gabriel Gomes Dias¹, Fernando Paulino Alvarenga¹, Iago Silva Ornellas¹, Lucas Yu Fraga¹, Tamiris da Penha Chinelato¹, Daniel do Nascimento Santos Neves¹, Marcelo Renan de Deus Santos¹, Bárbara Nedelly Mello Silva¹, Jozélia Maria de Sousa Correia², Ednilza Maranhão dos Santos², Paulo Braga Mascarenhas-Junior², Rafael Sá Leitão Barboza² & Yhuri Cardoso Nóbrega¹


1Instituto Marcos Daniel/IMD – Projeto Caiman, Vitória – ES, Brazil.

²Universidade Federal Rural de Pernambuco, Laboratório Interdisciplinar de Répteis e Anfíbios, Recife – PE, Brazil.


Ilustração:

- Fernando Paulino; @inando.bio


Fotografias:

- Marcos Coltinho;


Patrocínio:

- ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao


#natureza #jacare #projetocaiman #jacare #biodiversidade #conservacao #jacaredepapoamarelo #caimanlatirostris #premiozilcacampos #1ºcbcroc #congresso #crocodilianos #dobrasil