Prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilianos do Brasil

Com o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores práticas conservacionistas no mundo dos crocodilianos brasileiros, o Instituto Marcos Daniel (IMD), por meio do Projeto Caiman - Jacarés da Mata Atlântica, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR – UFRPE), apresentam o Prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilianos do Brasil. O Prêmio Zilca Campos homenageará pessoas que executaram grandes feitos e contribuições para a conservação dos crocodilianos no Brasil.


Zilca Campos possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais.


É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Pantanal) desde 1989 e possui ampla experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e manejo de vida silvestre, e atua principalmente com conservação, manejo, reprodução e movimentação de jacaré-do-pantanal, e os demais jacarés brasileiros.

É uma das maiores referências na ciência desses animais e uma profunda conhecedora do Bioma Pantanal. Natural de Corumbá, uma autêntica pantaneira que dedicou e dedica sua vida para a conservação da n