top of page

O incrível universo dos jacarés
da Mata Atlântica - Projeto Caiman

Este projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Conservação Ambiental da Serra pelo edital
de chamamento público número 01/2019.

prefeitura-da-serra.png

PREFEITURA MUNICIPAL DA

SERRA

Que felicidade ter vocês por aqui!

Há muito tempo que nós da equipe do Projeto Caiman queremos fazer um trabalho voltado aos professores e professoras da rede Municipal da Serra. Entendemos ao longo da nossa caminhada que infelizmente, não conseguimos ir a todas instituições de ensino que queríamos. Sendo assim, após diversas conversas discutindo as metodologias para chegarmos ao maior número de estudantes a “lâmpada acendeu” e na primeira oportunidade aqui estamos trabalhando com os discentes.

O Projeto “O incrível universo dos jacarés da Mata Atlântica” possui como objetivo produzir materiais didáticos para o uso nas escolas. Disponibilizaremos aqui neste site, cinco materiais sendo duas apostilas, dois vídeos e um jogo online.

Dividiremos o público alvo nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). A metodologia abordada para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), com foco em estudantes do 1º ao 5º ano, será uma “Tour pelo Projeto Caiman – Jacarés da Mata Atlântica”.

 

O vídeo será gravado mostrando os espaços disponíveis do Projeto, as atividades desenvolvidas, a importância da conservação dos jacarés, a ecologia do animal por completo, suas fases do desenvolvimento e a mascote do Projeto Caiman um jacaré de verdade. Além da tour, uma apostila em pdf com 05 atividades será elaborada e disponibilizada junto ao material gravado. A metodologia abordada para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) será um vídeo com a gravação de um teatro de fantoches.

Utilizando-se dois fantoches: a jacaroa (jacaré feminino) e um ser humano, a peça gravada é intitulada como “A vida do Jacaré”. O roteiro da peça abordará o ambiente que vivem os jacarés, a alimentação, reprodução, e principais ameaças ao animal. Será dado foco a história natural e conservação do jacaré-de-papo-amarelo, espécie símbolo da biodiversidade do ES, na qual encontra-se ameaçada de extinção, além de seu ambiente e problemas relacionados a pressão antrópica sobre os remanescentes florestais do município da Serra. Além do teatro, uma apostila em pdf com 05 atividades será elaborada e disponibilizada junto ao material gravado. Para o jogo online, um link será disponibilizado no site.

Um canal de comunicação também foi criado para sanar possíveis dúvidas de professores e alunos. O canal de comunicação acontecerá primeiramente por e-mail institucional (barbara@institutomarcosdaniel.org.br) e quando requeridos através do Google Meet em encontros online.

Inicialmente, postaremos os materiais didáticos pertinentes ao público do Ensino Fundamental. Posteriormente, postaremos os materiais didáticos pertinentes ao público do Ensino Infantil e por final o link do jogo online.

Esperamos que sejam materiais valiosos e proveitosos para todos. Qualquer dúvida podem enviar e-mail para barbara@institutomarcosdaniel.org.br que estamos à disposição.

Este projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Conservação Ambiental da Serra pelo edital de chamamento público número 01/2019.

Olá, professores

da rede pública municipal da Serra, nós da equipe do Projeto Caiman estamos compartilhando com vocês um vídeo para o Ensino Fundamental. Neste vídeo, compartilharemos informações e curiosidades sobre a Jaque, uma espécie de jacaré-do-papo-amarelo. O vídeo consiste na Jaque contanto toda sua história junto ao Projeto Caiman e aconservação. Trabalhamos com intuito de mostrar as imagens reais dos animais e seus ambientes evidenciando o que acontece no cotidiano desse animal.

Apostila de atividades
para o Ensino Fundamental

Sem título222.jpg
pngegg (1).png

“Para fazer download da apostila, basta clicar na imagem acima. Uma nova página vai abrir e no canto superior direito terá uma seta para download”

Neste material vocês encontraram cinco diferentes atividades para serem utilizadas em sala de aula. Elas foram desenvolvidas com muito empenho, esforço e criatividade.


Esperamos que seja de grande valia para todos!


Na elaboração da apostila buscamos explorar os múltiplos recursos, produzindo diferentes atividades. A primeira delas é de interpretação de texto trazendo um pequeno trecho sobre a relação da jacaré Jaque e a ave Arabela e seu habitat. A segunda
atividade consiste em um caça palavras com informações sobre a vida e as características dos jacarés- do- papo- amarelo.

As respostas corretas se encontram viradas ao contrário no quadro do caça-palavras. Vale ressaltar que, na pergunta de número três as respostas são iguais mas no quadro deve achá-la uma vez.

 

A terceira atividade consiste em um momento para os alunos usarem a criatividade com os desenhos de jacarés para pintura. Nesta atividade pode ser utilizado lápis de cor, canetinha, giz de gera, tinta, papel picado e papel crepom.

A penúltima atividade é uma colagem super divertida, onde os estudantes devem recortar e colar as imagens nas respectivas perguntas. Para finalizar está aventura temos um jogo da memória incrível com 24 peças!

 

 

da rede pública municipal da Serra, nós da equipe do Projeto Caiman estamos compartilhando com vocês um vídeo para a Educação Infantil. Neste vídeo, utilizaremos de fantoches, trazendo ludicidade para todo desenrolar da história.

A peça gravada é intitulada como “A vida do Jacaré”. O roteiro da peça abordará o ambiente que vivem os jacarés, a alimentação, reprodução, e principais ameaças ao animal. Será dado foco a história natural e conservação do jacaré-de-papo-amarelo, espécie símbolo da biodiversidade do ES, na qual encontra-se ameaçada de extinção. A gravação deste teatro de fantoches foi muito especial, pois contamos com a ajuda gratuita de dois atores profissionais para interpretação dos fantoches. Nosso agradecimento a Claudia Viúva Negra e Fábio Pererê.

Olá, professores

Apostila de atividades
para o Ensino Infantil

“Para fazer download da apostila, basta clicar na imagem acima. Uma nova página vai abrir e no canto superior direito terá uma seta para download”

WhatsApp Image 2022-10-03 at 14.46.29.jpeg
pngegg (1).png

Neste material vocês encontraram diferentes atividades para serem utilizadas em sala de aula. 

Elas foram desenvolvidas com muito empenho, esforço e criatividade.

Esperamos que seja de grande valia para todos!

Na elaboração da apostila buscamos explorar os múltiplos recursos, produzindo diferentes atividades.

A primeira delas é sobre a alimentação do jacaré, nesta atividade os estudantes utilizaram tesoura e cola para resolvê-la. Atividade é bem interessante pois os professores podem aproveitar e abordar a diferença de alimentação entre os humanos e os jacarés. 

 

A segunda atividade tem como título “minha casa” é uma atividade de levar cada personagem ao seu ambiente. O objetivo é evidenciar aos estudantes que como todos nós, o jacaré também possui uma casa que é a lagoa.

A terceira atividade é uma incrível história sobre o jacaré Cheré! É de extrema importância que os professores utilizem materiais sobre o jacaré que não tragam o sentimento de medo as crianças e aqui temos um belo exemplo!

A quarta atividade são sobre as curiosidades dos jacarés, por diversas vezes no desenvolvimento da apostila utilizamos de exemplos palpáveis e do cotidiano das crianças buscando maior ludicidade.

A quinta atividade teremos um local para os estudantes desenharem e expressarem sua criatividade!

A sexta atividade é a máscara do jacaré para pintura. Aqui pode ser utilizado lápis de cor, giz de cera, tinta, papel picado, papel crepom entre outros. Após a pintura, recorte os locais pontilhados e sua máscara estará pronta. Se desejar, utilize um palito reciclado para apoio.

A sétima atividade é do “o que é, o que é”. Nesse jogo há duplas de cartas que se completam. Nossa recomendação é apresentar para as crianças, em voz alta, a carta que contém uma charada, colocando à disposição em mesas ou uma roda ao chão as possíveis respostas.

No botão acima vocês encontraram um jogo extremamente divertido!

 

O jogo possui como protagonista um personagem, o jacaré Casé. E jogando você vai ajudá-lo a proteger a natureza.

É importante destacar que o jogo é compatível em computadores e/ou notebooks. Em celulares o jogo não é compatível.

 

No início do jogo contém uma tela de instruções que vou descrevê-la. Para jogar utilize o teclado do seu computador. A tecla E tem função de passar adiante as informações faladas pelo personagem. A tecla D tem função de fazer o jacaré andar para frente. A tecla A tem função de fazer o jacaré voltar. A tecla de espaço possui função de fazer o jacaré pular e nadar em sentido horizontal. Você pode jogar também utilizando as setas do teclado e a tecla de espaço.

O personagem Casé tem como objetivo limpar a lagoa onde mora e portanto, precisa da sua ajuda! Bom jogo! 

201203010097-Floresta e Lagoa (paisagem) - Forest e Lagoon.jpg

Telefone

(27) 99622-8182

Email

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page