top of page

Lista Estadual de Espécies Ameaçadas de Extinção é Oficialmente Lançada

Saudações crocodilianas!

No último dia 25 de novembro de 2022 por meio do decreto Nº 5237-R, ficou estabelecida a nova Lista Estadual Oficial de Espécies da Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção, substituindo a última que havia sido lançada em 2005. - 17 anos que a lista estava desatualizada.


Integrantes de ONG's ligadas ao meio ambiente e pesquisadores cobraram do poder público estadual a publicação do decreto com a lista de espécies com risco de extinção no Espírito Santo / Foto: Lucas S. Costa

POR QUÊ ATUALIZAR A LISTA?

Em 2017, passados 12 anos da primeira lista, a condições dos ambientes naturais no Espírito Santo mudaram drasticamente, o conhecimento sobre as espécies e seu real status de conservação aumentou consideravelmente. A lista surge da necessidade de se obter um documento mais atualizado e condizente com a realidade da biodiversidade capixaba.

As listas de espécies ameaçadas de extinção são consideradas um instrumento de política pública, pois podem ser usadas na orientação de estratégias de recuperação de espécies e seus habitats; nas análises de impactos ambientais e na avaliação de condicionantes e medidas compensatórias em processos de licenciamento; na definição de novas unidades de conservação, e nos programas de pesquisa e educação ambiental” Savana de Freitas Nunes, analista ambiental do IEMA ao www.es.gov.br

COMO FOI REALIZADA A LISTA?

Vendo essa necessidade o INMA (Instituto Nacional da Mata Atlântica) propôs junto ao IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), em meados de 2017, a revisão da antiga lista que já estava datada e desatualizada. E para tornar o projeto viável, e ter uma gestão financeira mais rápida e de acordo com as normas do estado, os recursos foram captados por meio do financiamento da FAPES (Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo).


Com isso, a coordenação do projeto começou a convidar pesquisadores e especialistas nos mais diversos grupos taxonômicos de fauna e flora, formando uma equipe multidisciplinar de mais de 300 pessoas que seriam responsáveis em consultar e analisar os mais de 500 mil pontos de ocorrências de espécies no Espírito Santo.


E no final após análise desses dados, foi organizado um Workshop com 3 dias de duração e contou com a presença de 161 participantes que foram separados em 12 subgrupos de acordo com suas especialidades taxonômicas. O intuito era apresentar e discutir os dados previamente analisados com os demais pesquisadores e assim gerar a nova “Lista Estadual de Espécies de Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção”, que foi apresentada em um livro lançado em 2019. - Sim, demorou 3 anos para ser lançado um decreto oficializando a lista.


E o Instituto Marcos Daniel participou da curadoria da lista em 2017, já que várias espécies que constam na atual lista são estudadas pelos projetos que fazem parte do instituto como por exemplo o jacaré-de-papo-amarelo, saíra-apunhalada, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde e a tartaruga-de-couro. Além de outras espécies que estão protegidas na Reserva Kaetés em Castelo (reserva do IMD) como o sagui-da-serra e o bagre-de-caetés.


Imagens - Sagui-da-serra-claro, Jacaré-de-papo-amarelo, Saíra-apunhalada e Tartaruga-verde


 

------


O Projeto Caiman é uma realização:


- Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil


Parceira:


- Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios


Apoio:


- Prefeitura de Vitória; @vitoriaonline - Prefeitura da Serra; @prefeituraserra

- Vip Rede; @vip.rede


Texto e Ilustração:


- Patrick Guimarães; @guimapatrick - Laura Martins; @laura_fmartins


Patrocínio:


- ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao Fotos dos Animais: - Leonardo Merçon; @leonardomercon - Camila Miguel; @cami_miguelitz - Gustavo Magnago; @gmagnago

- Sagui-da-serra-claro;


---

Referências: https://www.al.es.gov.br/Noticia/2022/08/43478/ambientalistas-cobram-protecao-a-biodiversidade.html https://www.es.gov.br/Noticia/espirito-santo-tem-lista-de-especies-ameacadas-de-extincao-atualizada https://issuu.com/rodrigotinoco/docs/livro_das_esp_cies_ame_adas_do_es


Opmerkingen


bottom of page