Educação Ambiental - Sensibilizar hoje é cuidar do amanhã

Educação Ambiental é o processo pelo qual indivíduos constroem valores e competências voltadas para a conservação da natureza. Transmitir informações sobre a Mata Atlântica com enfoque nos jacarés é uma missão complexa. Inicia-se pela desmistificação do animal que sempre é tratado em desenhos e filmes como mal, bravo e inimigo do homem.


O Projeto Caiman, em parceria com a empresa ArcelorMittal Tubarão, desenvole atividades de sensibilização ambiental. As atividades de educação ambiental levam para o público conhecimentos sobre a espécie e suas interações dentro do seu habitat, ou seja, sua casa. O grande desafio, porém, é conduzir o público a uma mudança de atitude em relação ao uso sustentável dos recursos naturais e à valorização da vida em todas as suas formas.


Isso demanda abordagens específicas para cada público alvo, associada a identificação de problemas objetivos a serem tratados e solucionados.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL MULTIDISCIPLINAR

Por isso, o programa de educação ambiental e difusão científica do Projeto Caiman usa diferentes formatos para os diversos públicos e objetivos como por exemplo:


· Educação Ambiental nas escolas públicas e privadas.


· Eventos e manifestações culturais.


· Sensibilização através de imagens.


· Turismo científico.


· Capacitação de professores e educadores ambientais para uso dos jacarés como espécie bandeira

em ações de educação ambiental nas escolas.


· Mídias sociais.


· Educação ambiental gratuita no Centro Ecológico Projeto Caiman.


NOVAS ABORDAGENS

Com o passar dos anos as abordagens tradicionais de ensino-aprendizagem foram tornando-se defasadas dando espaço a novas ideias que buscam trabalhar a cooperatividade e a criatividade. O Projeto Caiman não ficou de fora.


Um jogo de tabuleiro gigante, totens educativos, quebra-cabeças, esqueletos e maquetes são usados para prender a atenção dos alunos conseguindo maximizar a troca de informações. Através da sensibilização ambiental mostramos a possibilidade do desenvolvimento equilibrado, com respeito aos recursos naturais, ao meio ambiente e as gerações futuras.


O ALCANCE QUE TRANSFORMA

No ano de 2020, chegamos a marca de 1 milhão de pessoas diretamente através do programa de educação ambiental e difusão científica do Projeto Caiman desenvolvido em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. O grande alcance de público vem junto com o grande desafio de medir e avaliar a efetividade das ações desenvolvidas, e essa é a meta que buscamos alcançar no sentido de orientar os esforços e o melhor emprego de recursos para as ações que são mais efetivas para o alcance dos objetivos da educação ambiental.

Temos consciência dos desafios que enfrentamos para promover a conservação da espécie de jacaré, que tem suas populações sob forte pressão. Contudo, o aprender a preocupar-se e agir em prol do meio ambiente é gradativo, mas quando o efeito multiplicador ocorre em ampla escala, quebra as barreiras e sensibiliza pais, tios, avós, vizinhos e amigos. Assim, continuamente, a natureza ganha mentes críticas e ecologicamente orientadas.

O Projeto Caiman é uma realização:


- Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil


- Projeto Caiman; @projetocaiman


Parceira:

- Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios


Texto:

- Barbara Mello; @_babimello


Ilustração:

- Fernando Paulino; @inando.bio


Fotografias:

- Leonardo Merçon; @leonardomercon


Patrocínio:

- ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao


#educaçãoambiental #transformação #natureza #meioambiente #jacaré #caimanlatirostris #mataatlantica #projetocaiman #nature #fotografia

SIGA A GENTE

ENDEREÇO & CONTATO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook - Instituto Marcos Daniel
  • Instagram - Instituto Marcos Daniel

Av. Eugênio Pachêco de Queirós, s/n

Jardim Camburi | Vitória-ES

CEP 29090-160 | Tel: (27)99818-3188

Facebook

Instagram