Bromeligenous na Mídia

Momento Natureza: Ciência Cidadã na preservação dos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica


O Projeto Bromeligenous começou uma união com o Jornal STNews e agora temos uma coluna mensal chamada Momento Natureza!

Iniciamos a primeira coluna deste ano falando sobre a Ciência Cidadã!

A ciência cidadã tem produzido grande quantidade de dados sobre a biodiversidade, nos permitindo compreender variações ao longo do tempo e espaço, e auxiliando na elaboração de práticas de manejo e conservação. No entanto, obter essa compreensão pode ser difícil, permanecendo escassos dados para grande parte dos organismos da Mata Atlântica.

Desde 2012 o Projeto Bromeligenous tem desenvolvido engajamento comunitário no município de Santa Teresa, através de visitas às residências, bate-papos e distribuição de material educativo sobre anfíbios de bromélia. Neste contexto, o Projeto Bromeligenous em parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) lançaram uma iniciativa de ciência cidadã no intuito de engajar ainda mais voluntários na busca pelos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica.

Os voluntários interessados no projeto de ciência cidadã têm sido orientados a procurar e registrar os anfíbios em suas bromélias por meio de fotografia ou gravando 30 segundos de áudio, e em seguida, enviando-os ao Projeto Bromeligenous (27 99923-1824) ou para o app iNaturalist (https://www.inaturalist.org/projects/projeto-bromeligenous). Até o momento 34 espécies de anfíbios anuros já foram registradas pelos cidadãos voluntários de 55 localidades, incluindo espécies candidatas a entrarem em listas de espécies ameaçadas, como Phyllodytes kautskyi, classificada como Quase Ameaçada na lista de espécies ameaçadas de extinção do Espírito Santo.


Confira a matéria completa no jornal: Momento Natureza

Para conferir na íntegra o Jornal STNews baixe o PDF abaixo:

STN 037 - Jan 2021
.pdf
PDF • 7.44MB

Phillodytes Kautskyi - Foto por João Victor Lacerda



Texto original: Cássio Zocca

Adaptação do texto: Juliana Alves

Agradecimentos: INMA e STNews

SIGA A GENTE

ENDEREÇO & CONTATO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook - Instituto Marcos Daniel
  • Instagram - Instituto Marcos Daniel

Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Sala 902, Santa Lucia, Vitória, ES, CEP 29056230

Facebook

Instagram