Repost - Portal ES360: Por que a polinização é importante?

Esse texto é a reprodução da matéria publicada no dia 17/12/2021 pelo Portal ES360, disponível em: <https://es360.com.br/por-que-a-polinizacao-e-importante/>


Você já se perguntou o porquê da importância da polinização para nós seres humanos? E por qual motivo é fundamental para toda a natureza?


Primeiro, precisamos compreender a importância da polinização como serviço ecossistêmico para a manutenção dos ambientes naturais e entender o que é polinização. Mas já adianto que se engana quem pensa que não tem nenhum efeito sobre a nossa qualidade de vida.


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) define os serviços ecossistêmicos como as contribuições da natureza para toda a sociedade e que esses serviços são vitais para o bem-estar dos seres humanos e para nossas atividades econômicas. Ou seja, somos direta e indiretamente beneficiados pelos serviços que a natureza oferece de maneira gratuita!


Já o processo de polinização, de modo simples, consiste na transferência de grãos de pólen de uma flor para outra ou, também, pode ocorrer na própria flor. Esse evento é fundamental para o ciclo de vida de muitas plantas, pois a maioria delas dependem da polinização para a formação de seus frutos e sementes e para sua dispersão.


Mas como a polinização acontece?


Ocorre por meio de eventos abióticos ou por agentes polinizadores. Os fatores abióticos são eventos em que não são necessários seres vivos para realizar a polinização e podem ser de dois tipos: vento ou água. Já a polinização que acontece por meio de agentes polinizadores é realizada por animais, do qual os insetos e pequenos vertebrados são os principais seres vivos que exercem essa função.


Estima-se que a polinização realizada pelos animais favoreça quase 90% de todas as plantas conhecidas no mundo! E, para se ter uma noção numérica, são aproximadamente 310 mil espécies de plantas dependentes de polinizadores para que consigam gerar seus frutos. O que significa dizer que os serviços prestados pelos agentes polinizadores para a manutenção das florestas e de toda biodiversidade é incalculável.

Borboleta se alimentado e realizando a polinização. Foto: Leonardo Merçon (@leonardomercon).


E quais seriam esses insetos e pequenos vertebrados polinizadores?


Dentre os vertebrados, as aves e morcegos se destacam. Para se ter uma ideia, aproximadamente 240 espécies de aves atuam como polinizadoras no Brasil, sendo os beija-flores os mais especializados. Não é à toa que esse nome popular é bem sugestivo, pois eles são ótimos em visitar flores. Já entre os morcegos, cerca de 530 espécies de plantas são dependentes de sua polinização. Um bom exemplo, que pode até surpreender, é a planta que origina a tequila, uma bebida destilada, que só é produzida graças à polinização realizada por duas espécies de morcegos.


Já dentre os insetos polinizadores se destacam as abelhas, borboletas e mariposas, besouros, moscas e vespas. Esses são os agentes polinizadores mais importantes, sendo os grandes responsáveis pela manutenção das florestas e das plantas cultivadas para a produção de alimento.

Planta camará (Lantana camara) fornecendo nectar para mosca polinizadora. Foto: Thayna Raymundo.


Os polinizadores são importantes na conservação da biodiversidade e exercem papel fundamental nas culturas agrícolas. Estima-se que esses animais tenham contribuído para a agricultura brasileira em 43 bilhões de reais só no ano de 2018. Então, tente imaginar os impactos que causariam se os polinizadores desaparecessem. Sem os agentes polinizadores, a produção dos frutos e, consequentemente, de alimentos estaria seriamente comprometida.


Por isso, é nosso dever conservar os polinizadores! Assim, também estaremos conservando a natureza e nossa biodiversidade!!


Acompanhe nossas atividades em: <https://www.imd.org.br/projetoborboletas>


--

O Projeto Borboletas: Cores da Mata Atlântica é uma realização:

- Instituto Marcos Daniel: @imdbrasil


Parceira:

- Instituto Últimos Refúgios: @ultimosrefugios


Patrocínio:

- ArcelorMittal Tubarão: @arcelormittaltubarao


Fotografias:

- Leonardo Merçon: @leonardomercon e Thayna Raymundo: @_srthay


Texto:

- Thayna Raymundo: @_srthay


Ilustração:

- Luiza Salles: @lsalles_


Redes Sociais:

- Instagram Projeto Borboletas: @coresdamataatlantica


Fonte:

- Jornal ES360; @es360portal


#polinizacao #borboletas #projetoborboletas #abelhas #mataatlantica #alimentos #polinizadores #biodiversidade #conservacao #mariposas #imd #imdbrasil #institutomarcosdaniel