Lançamento do Programa de Conservação “Projeto Borboletas: Cores da Mata Atlântica”


Hoje é dia de comemorar, pois é com grande alegria que anunciamos nosso novo programa de conservação, o “Projeto Borboletas: cores da Mata Atlântica”!


O Projeto Borboletas uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel em parceria com a ArcelorMittal Tubarão e apoio do Instituto Últimos Refúgios. Além disso, o projeto conta com o primeiro borboletário do Espírito Santo.

Os principais objetivos são a pesquisa e a conservação de borboletas da Mata Atlântica. E, os três importantes pilares do projeto são: Pesquisa Científica, Educação Ambiental e Difusão Científica.


IMPORTÂNCIA DAS CORES

As borboletas, junto com mariposas, formam um dos maiores grupos de insetos do mundo e ambas exercem funções importantes para os ecossistemas, fornecendo serviços ambientais fundamentais para os seres vivos, como nós humanos. Elas são importantes pois participam da ciclagem de nutrientes, são fonte de alimento para outros animais, polinizadores de plantas, e ainda são fonte de matéria-prima fornecendo a seda.

As borboletas têm muito potencial para serem espécies bandeiras, além de embaixadoras no mundo dos invertebrados, chamando a atenção para a conservação desses bichos que, muitas vezes, não são tão atrativos para o público. Apesar de toda importância nos ecossistemas e para nós, pouquíssimos projetos são voltados para a conservação de borboletas.


RIQUEZA DE TONS

O Brasil é um país rico em diversidade de borboletas, com aproximadamente 3 mil espécies conhecidas. No entanto, são os insetos mais ameaçados de extinção no país e os principais motivos são a perda de habitat, com redução das áreas onde as borboletas ocorrem.

Por isso, o “Projeto Borboletas: cores da Mata Atlântica” visa contribuir para a conservação de borboletas em um dos biomas mais ameaçados, mas também um dos mais importantes em termos de diversidade do mundo: a Mata Atlântica!


Portanto, trata-se de um projeto pioneiro, sendo importante para preservação da biodiversidade da Mata Atlântica capixaba. Somos o primeiro projeto dedicado à conservação de borboletas no Espírito Santo!

O Projeto Borboletas: Cores da Mata Atlântica é uma realização:

- Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil


Parceira:

- Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios


Patrocínio:

ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao


Texto:

Thayna Raymundo; @_srthay


Fotografias:

- Leonardo Merçon; @leonardomercon


Redes Sociais:

- Instagram Projeto Borboletas: @coresdamataatlantica



#natureza #borboletas #projetoborboletas #cores #mataatlantica #coresdamataatlantica #biodiversidade #conservacao #mariposas #imd #imdbrasil #institutomarcosdaniel