top of page

PARTICIPE: EDITAL DE FOTOGRAFIA PARA EXPOSIÇÃO NO CENTRO CULTURAL PROJETO CAIMAN

Este projeto tem recurso da LICC Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. O Centro Cultural Projeto Caiman trata-se de uma iniciativa cultural de realização do Instituto Marcos Daniel e Secretaria de Cultura do Espirito Santo; patrocínio da ArcelorMittal Tubarão; parceria com o Instituto Últimos Refúgios e a Prefeitura Municipal da Serra.


O Centro Cultural Projeto Caiman é uma iniciativa gratuita e sem fins lucrativos com o objetivo de popularizar a cultura e biodiversidade capixaba. Venha contribuir conosco para encantar a sociedade com a cultura e biodiversidade capixaba!


A beleza e diversidade da Mata Atlântica capixaba e sua fauna têm sido fontes inesgotáveis de inspiração para amantes da natureza e fotógrafos. É com grande entusiasmo que o Instituto Marcos Daniel (IMD) anuncia o Edital de Fotografia para a exposição permanente do CENTRO CULTURAL PROJETO CAIMAN, localizado na cidade da Serra-ES. Uma iniciativa que busca unir a cultura capixaba à preservação do meio ambiente.



O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), espécie símbolo da Mata Atlântica, é o centro das atenções dessa iniciativa, bem como a rica cultura capixaba. O Projeto Caiman, idealizado pelo IMD, em parceria com a ArcelorMittal, visa a conservação e pesquisa dessa espécie, gerando dados científicos valiosos sobre sua saúde e ecologia.


O Centro Cultural Projeto Caiman será o local de imersão cultural, proporcionando à população capixaba uma vivência única e gratuita sobre a riqueza da Mata Atlântica e a importância de sua conservação. Com a exposição fotográfica, o Projeto Caiman busca ampliar esse entendimento, compartilhando diferentes perspectivas e narrativas sobre o ambiente natural e a cultura local.


OPORTUNIDADE PARA FOTÓGRAFOS DE TODO O BRASIL

O edital busca selecionar 40 fotografias de alta qualidade que irão compor a exposição sobre a cultura capixaba e os jacarés. Fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil são convidados a participar, desde que tenham em seus trabalhos elementos da biodiversidade e cultura capixaba.

As lentes dos fotógrafos se voltarão para a riqueza natural e cultural do Espírito Santo, capturando a APA Manguezal Sul no Centro Cultural Projeto Caiman e destacando o compromisso do Projeto Caiman com a pesquisa, educação ambiental e comunidade.


A jornada visual incluirá o habitat e comportamento do jacaré-de-papo-amarelo, a interação humana harmoniosa nas florestas, montanhas, oceanos e bacias hidrográficas capixabas, assim como elementos patrimoniais como Congo, Panela de Barro e Artesanato. Além disso, serão imortalizadas a riqueza da fauna e flora, os atrativos turísticos, os ideais de sustentabilidade e as parcerias transformadoras, proporcionando uma visão abrangente e artística do esplendor natural e cultural do Espírito Santo.


O edital oferece flexibilidade para os artistas expressarem sua criatividade e originalidade. Os temas específicos podem ser conferidos no edital.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 03 a outubro a 06 de novembro de 2023. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível no site do Instituto Marcos Daniel e enviar suas imagens conforme as diretrizes indicadas.


PREMIAÇÃO E LICENCIAMENTO

As 40 fotografias selecionadas farão parte do banco de imagens do Projeto Caiman e serão licenciadas individualmente pelo valor de R$ 450,00 cada. Os direitos autorais serão licenciados para o IMD/Projeto Caiman por um período vitalício, permitindo a divulgação e veiculação das imagens em diversos contextos relacionados às atividades do Projeto Caiman.


PARTICIPE E FAÇA PARTE DESSA INICIATIVA!

É uma oportunidade única de contribuir com a conservação da Mata Atlântica capixaba e mostrar ao mundo sua visão sobre esse ecossistema excepcional. Mais informações sobre as inscrições e detalhes do edital podem ser encontradas no edital publicado no LINK: EDITAL DO CONCURSO


Para eventuais dúvidas ou problemas durante o processo de inscrição, entre em contato pelo e-mail yhuri@institutomarcosdaniel.org.br

Não perca essa chance de unir sua paixão pela fotografia à conservação da natureza e à valorização da cultura capixaba. Junte-se a nós nessa jornada em prol da conservação dos jacarés, do meio ambiente e da arte!


Comments


bottom of page