Você sabia que tem como saber onde um jacaré está em tempo real?
Pois é! A técnica de telemetria é uma invenção considerada recente na qual podemos acompanhar o animal em tempo real, numa espécie de "Big Brother dos Jacarés".
Esses transmissores são adaptados e podem ser montados em coleiras, coletes ou fixados diretamente sobre o animal.
No entanto, assim como todos os métodos, ainda há algumas limitações. No caso da telemetria, a principal limitação é com a própria localização do animal, já que o sinal ocorre via GPS e dependendo da localização do animal o sinal pode falhar.
O tamanho dos indivíduos também interfere. O equipamento tem que ser de no máximo 5% do peso do animal, além do mais, é muito comum ocorrerem conflitos entre os animais estudados em que estes acabam ficando sem o aparelho quando o mesmo é arrancado durante brigas, possivelmente territoriais.
Mas qual a importância da telemetria?
Para conservar qualquer espécie, devemos conhecê-la bem. Ou seja, conhecer o ambiente onde ela vive e como interage com a fauna e flora disponível ao seu redor, além de suas características biológicas, comportamentais e seu histórico de vida.
A telemetria possibilita a compreensão dos pesquisadores sobre a distribuição, trechos percorridos e uma infinidade de informações. Assim, podemos definir melhores estratégias conservacionistas em prol da espécie.
No caso de nossos amigos jacarés, sabemos que a movimentação é influenciada diretamente pela temperatura, disponibilidade de alimentos, mudanças ambientais e pela idade dos indivíduos. A partir dos dados de movimentação, é possível saber como afetam a sobrevivência, reprodução, longevidade e distribuição dos indivíduos, nos trazendo mais informações a respeito desses animais fantásticos.