PROJETO

logo_vpc_large.png

Educação Ambiental e Ciência Cidadã por meio da Observação de Aves no Estado do Espírito Santo

O projeto Vem Passarinhar Capixaba é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel e faz parte de um movimento nacional, que surgiu no Observatório de Aves do Instituto Butantan em 2014. O movimento Vem Passarinhar conta com vários projetos espalhados pelo país, que buscam aproximar as pessoas da natureza por meio da observação de aves e inspirar as pessoas a serem cidadãos cientistas. O projeto foi adaptado para o Espírito Santo com o mesmo propósito, a fim de promover a imersão no mundo das aves livres.

face.png
insta.png

O Brasil tem a segunda maior biodiversidade de avifauna da América do Sul, com cerca de 1971 espécies, e o estado do Espírito Santo abriga boa parte desse contingente, cerca de 712 espécies. As aves utilizam uma variedade de ecossistemas e estratos florestais, isso facilita a observação de aves em qualquer lugar e em qualquer momento. Sendo possível abordar quaisquer temas dentro de florestas, restingas e demais outros biomas onde o Espírito Santo possui.

As práticas de educação ambiental aliada à observação de aves são uma estratégia para transformar a relação humana com o meio natural. Além de gerar interação e sensibilização apresentando um caráter lúdico, sensorial e experimental, essa prática educacional pode direcionar para estratégias de conservação viáveis e efetivas com o apoio da comunidade. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências únicas e aprender práticas que buscam direcioná-los para um novo olhar sobre o meio ambiente como um todo, e despertar a consciência sobre a importância da conservação do ecossistema, com o enfoque na avifauna.

A EQUIPE