Repost -Portal ES360: Empreendedorismo social: uma iniciativa não tão distante do mundo dos negócios

Este texto é a reprodução da matéria publicada no dia 17/02/2021 pelo Portal ES360, disponível em: https://es360.com.br/empreendedorismo-social-uma-iniciativa-nao-tao-distante-do-mundo-dos-negocios/

Empreendedorismo é papo de empresa…

Empreendedorismo é somente papo de empresa? Engana-se quem limita o ato de empreender ao mundo dos negócios. O empreendedorismo pode e deve trazer mudanças na sociedade. Mas de que maneira? Através do empreendedorismo social. Porém, não pense que empreender com foco no socioambiental seja menos desafiador.


O que é empreendedorismo social?

O ano é 2004 e o médico capixaba Marcos Daniel Santos enxerga a oportunidade de impactar a sociedade através da conservação da natureza. Dr. Marcos, então, fundou o Instituto de Ensino, Pesquisa e Conservação Ambiental Marcos Daniel (IMD). O IMD é uma associação sem fins lucrativos que materializa o empreendedorismo social. Afinal, o Dr. Marcos buscou promover a mudança através de oportunidades encontradas na relação entre o homem e a natureza. Este é o empreendedorismo com foco no social. O objetivo não é lucro, e sim o desenvolvimento do meio em que estamos inseridos.

E, você, tem o desejo de empreender com essa visão também? Veja a seguir um pouco das responsabilidades administrativas, contábeis e jurídicas de um empreendedor social, que não estão aquém dos negócios em geral.


Burocracia, contabilidade e jurídico

Capitar recursos. Reunir ideias. Liderar equipe. Lidar com a contabilidade, jurídico e burocracias. Esses são só alguns dos desafios que o empreendedor social enfrenta no seu dia-a-dia.