Caiman Convida #2: Maternidade e conservação.

MATERNIDADE E OS DESAFIOS ENCONTRADOS


Na semana mundial da amamentação nosso bate-papo foi sobre maternidade e conservação. Conversamos um pouco sobre os desafios que geralmente ninguém comenta, como os desafios na amamentação e no controle do tempo e organização entre a vida profissional e pessoal com a M.V. Me. Daniela Neris e M.V. Thassiane Targino, ambas pesquisadoras do Projeto Caiman.


A quantidade de mulheres na Medicina Veterinária vem crescendo exponencialmente, mas por um bom tempo foi composta por homens, principalmente quando falamos da área de animais selvagens.


Nós mulheres, enfrentamos dificuldades cotidianamente por simplesmente sermos mulheres, e profissionalmente não é diferente, preconceito e desvalorização ainda são obstáculos impostos pela sociedade.


Um pensamento arcaico que infelizmente se enraizou em nossa sociedade há anos e que respinga até hoje, fazendo-se necessário provar nosso valor para ser reconhecida no ambiente de trabalho.


Comentários machistas acontecem com frequência, principalmente relacionados ao manejo e contenção dos animais, como no caso de crocodilianos.


Geralmente relacionam o uso da força sempre aos homens, desvalorizando o potencial e a capacidade das mulheres exercerem as mesmas atividades que homens, além de estigmatizar a mulher como medrosa, escandalosa e incapaz de saber lidar com certas situações, fazendo com que tenhamos que provar o tempo inteiro a capacidade que temos para exercer tais funções


DILEMA ENTRE MATERNIDADE E A PROFISSÃO

Ao virarmos mãe os desafios só aumentam, pois, além da profissão que já exercemos, agora também temos uma “nova profissão”, a de ser mãe, e consequentemente, nossas prioridades também mudam, já que temos um serzinho que depende integralmente de nós. Além de lidarmos com as nossas mudanças físicas, temos que lidar com mudanças hormonais e mudanças na rotina.


Conforme o tempo passa o cuidado e a atenção aumentam, pois a criança demanda mais, além das atividades do trabalho, porque a licença de maternidade acaba e a demanda no trabalho não deixa de existir por sermos mães, e com isso precisamos aprender a conciliar nosso trabalho com nossa vida dentro de casa, procurar um equilíbrio entre as obrigações, nos comunicando e dividindo as atividades do dia a dia, quando possíveis, com nossos (as) parceiros (as) para não acabar sobrecarregando apenas um lado.


Voltar ao trabalho após o término da licença maternidade também é um grande desafio, aprender a lidar com a distância do filho, com a ansiedade, a luta para manter a amamentação mesmo à distância, conseguir gerenciar o tempo conciliando todas as funções para manter uma rotina com a criança, participando das etapas da vida.


MATERNIDADE E CONSERVAÇÃO

Com o nascimento dessa criança, vem a responsabilidade de educar, e para uma conservacionista acaba sendo uma prioridade uma educação humana e ecológica, onde a criança tem atitudes e consciência sustentável.


Para isso o exemplo parte principalmente de nós, a família, priorizando o uso de marcas que não agridam o meio ambiente, deixando de lado o uso de fraldas descartáveis quando possível, reduzindo o consumo de enlatados e alimentos industrializados, para que, com todos esses exemplos a criança cresça de forma saudável e sustentável, minimizando os impactos de mais uma vida no Planeta Terra.


Você pode assistir na íntegra o bate-papo com a M.V. Me. Daniela Neris e M.V. Thassiane Targino, acompanhar os próximos Caiman Convida e tudo o que acontece sobre o Projeto Caiman aqui no nosso site ou nas nossas redes sociais, Instagram, Facebook e no canal do YouTube.


O Projeto Caiman é uma realização: - Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil - Projeto Caiman; @projetocaiman Parceira: - Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios Texto: - Daniela Neris; @vet_daninerisnossa

- Stella Mota; @stellamota_

- Thassiane Targino; @wild.veterinary.family Ilustração: - Luiza Tanaka; @lu_tanakap Patrocínio: - ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao Agradecimentos: - Fernando Paulino; @fepalva_ - Gabriel Dias; @gabrielgomesdias - Leonardo Merçon; @leonardomercon - Yhuri Nóbrega; @yhurinobrega

SIGA A GENTE

ENDEREÇO & CONTATO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook - Instituto Marcos Daniel
  • Instagram - Instituto Marcos Daniel

Av. Eugênio Pachêco de Queirós, s/n

Jardim Camburi | Vitória-ES

CEP 29090-160 | Tel: (27) 3237-2405

Facebook

Instagram