Amostragem no Parque Estadual do Forno Grande, Castelo, Espírito Santo

Novamente fomos em busca dos anfíbios de bromélia. Dessa vez, a jornada de campo foi realizada pelos pesquisadores Rodrigo B. Ferreira, Alexander T. Mônico e Thiago Silva-Soares. A expedição aconteceu entre os dias 17 a 20 de outubro de 2016 nas áreas do Parque Estadual do Forno Grande (PEFG), que fica localizado município de Castelo, sul do estado do Espírito Santo. O PEFG com 730 ha apresenta uma paisagem montanhosa e altitude que varia de 1.200 m a 2.039 m. O PEFG possui 31 espécies de anfíbios registrados (Silva-Soares & Scherrer, 2013).


Uma importante ressalva é a logística preparada e planejada para tal expedição. Contamos com uma infinidade de equipamentos, que precisam estar conosco para o bom desempenho da pesquisa. Por exemplo equipamentos para coleta de dados dos conjuntos de bromélias locais, roupas e EPIs, capas de chuva, comida para 4 refeições diárias para 3 coletores por 4 dias. Ah, contamos também com um carro tracionado que permitiu um melhor deslocamento para as áreas de difícil acesso. Aventura total!!!


Apesar da crise hídrica que está assombrando a região, a amostragem dos anfíbios nos surpreendeu. Sem água, menos anfíbios. Mesmo assim, tivemos resultados interessantes. Visitamos áreas ainda não exploradas por pesquisadores, por exemplo.


A expedição resultou no registro de 26 espécies de anfíbios, sendo que destes, 2 são bromelígenas, 6 ainda não haviam sido registradas na área do PEFG, e 1 delas foi registrada pela primeira vez no estado do Espírito Santo.


Silva-Soares & Scherrer (2013) amostraram o PEFG durante 4 anos, e mesmo assim, novos registros ainda estão sendo adicionados. Isso mostra a importância de, além de estudos de longo prazo, a adição de novas metodologias de coleta e a verificação de microhabitats específicos. Outro bônus da expedição foi a captura de 3 espécies de lagartos e 3 de serpentes.

Já estamos ansiosos para a próxima!




Texto: Alexander Tamanini Mônico

Fotografia: Arquivo Bromeligenous


SIGA A GENTE

ENDEREÇO & CONTATO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook - Instituto Marcos Daniel
  • Instagram - Instituto Marcos Daniel

Av. Eugênio Pachêco de Queirós, s/n

Jardim Camburi | Vitória-ES

CEP 29090-160 | Tel: (27) 3237-2405

Facebook

Instagram