top of page

Crocodilianos Como Espécie Sentinela da Saúde Ambiental


 

Com muito prazer lançamos hoje o "Papo de Jacaré". Este será o espaço para trazermos grandes ícones nacionais e internacionais da conservação da natureza, com informações importantes a respeito da conservação da biodiversidade brasileira.


Para iniciar com chave de ouro, o Papo de Jacaré é sobre um tema muito importante: A Utilização de Crocodilianos Como Espécie Sentinela da Saúde Ambiental, ministrado pela Médica Veterinária e pesquisadora Daniela Neris.


Quer aprender mais sobre a utilização dos jacarés como espécie sentinela, definições dos termos "sentinela" e "indicador ambiental"?


Neste vídeo, Daniela explica que o termo "sentinela" é antigo. Entende-se este termo como: "qualquer organismo não humano que pode reagir a contaminantes ambientais antes que o contaminante causa impacto nos seres humanos".


Por muitas vezes, esse termo é usado de forma incorreta, sendo confundindo com "espécie indicadora", contudo este último é definido por: "espécies que respondem a contaminantes ambientais de maneiras particulares, com base em observações cientificamente suportáveis". Isso só foi uma prévia da aula que Daniela preparou para você, clique AQUI para acesso ao conteúdo na integra!

Daniela Neris Nossa é Médica Veterinária, pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens e Exóticos e mestranda no programa Ciência Animal da Universidade Vila Velha, ES.


Possui experiência com endoparasitas de fauna atropelada, saúde de fauna silvestre in situ e medicina da conservação, com foco em Crocodilianos e Testudines.


Atualmente é pesquisadora do Instituto de Ensino, Pesquisa e Preservação Ambiental Marcos Daniela – IMD, atuando principalmente no Projeto Caiman: Pesquisa e Conservação de Jacarés da Mata Atlântica.


bottom of page