Repost - Monitoramento ninho saíra-apunhalada [Assista ao Terra da Gente na íntegra (25/12)]

Este texto é a reprodução de parte da matéria publicada no dia 23/12/2021 pelo Portal G1 - Terra da Gente, disponível em: Assista ao Terra da Gente na íntegra (25/12) | Terra da Gente | G1 (globo.com)


Nossa equipe acompanha algo inédito: pela primeira vez pesquisadores monitoraram simultaneamente dois ninhos da rara saíra-apunhalada


O TG já compartilhou no programa momentos especiais em busca de uma das aves mais raras do mundo, a saíra-apunhalada (Nemosia rourei). Nossas equipes percorreram trilhas em áreas preservadas da Mata Atlântica, no Espírito Santo, para ver de perto essa joia da natureza. Em uma das ocasiões o time registrou um feito mágico, o ninho dessa ave tão emblemática.


Desta vez retornamos até a região para acompanhar um momento inédito. Pela primeira vez os pesquisadores monitoraram simultaneamente dois ninhos dessa espécie, um na região de Castelo (ES) e outro em Santa Teresa (ES). Dividas as equipes se dedicaram por dias inteiros na mata para acompanhar e proteger a espécie que corre o risco de ser extinta.


Ninho em Castelo (ES) tinha três filhotes da espécie — Foto: Ananda Porto/TG


Assista ao Terra da Gente na íntegra (25/12)

https://globoplay.globo.com/v/10154198/




 

Para saber mais sobre o projeto, acesso: https://www.imd.org.br/programa-saira-apunhalada O PCSA Programa de Conservação da Saíra-apunhalada é um programa de pesquisa e conservação da espécie Nemosia rourei, desenvolvido na região serrana do Espírito Santo e sediado no município de Vargem Alta. Realização: - Instituto Marcos Daniel (@imdbrasil) - Transmissora Caminho do Café / Alupar Parceria: - Parque das Aves (@parquedasaves) - Avistar Brasil (@avistar) - Save Brasil (@savebrasil) - Reserva Águia Branca (@reservaaguiabranca) - CSE Brasil (@cse_brasil_) - Montanhas Capixabas (@montanhascapixabasoficial)

- CEMAVE - ICMBio (@icmbio.cemave)

Comunicação: - Dezoito Design (@dez8ito_design)