Bromelígenas: Crossodactylodes izecksohni

Olá pessoal! Esse ano nós da Equipe Bromeligenous traremos pra vocês várias espécies bromelígenas em forma de cards e vídeos, com várias informações sobre elas para ressaltar as diferenças e características de cada espécie de um jeito divertido!


A primeira espécie do ano é a Crossodactylodes izecksohni. Ela é uma rã que passa a vida toda dentro de bromélias. É encontrada apenas na região montanhosa de Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, e é considerada em perigo de extinção.


Os machos possuem braços fortes com espinhos em seus primeiros dedos para segurar as fêmeas durante o acasalamento que ocorre dentro da água acumulada nos tanques das bromélias. Em seguida, as fêmeas põem até 7 ovos aderidos nas folhas. Após 8 dias, os ovos eclodem e os girinos saem para a água acumulada nos tanques, levando cerca de dois meses para completar a metamorfose.


Uma curiosidade é que esta espécie tem cuidado parental: os adultos cuidam de sua prole. A fêmea pode colocar um ovo não fecundado para alimentar o girino e ambos nadam frequentemente na água do tanque deixando a água mais oxigenada para os girinos.


Fiquem ligados nas no site para não perder nenhum card e vídeo!


Card:

Idealização: Alan Pedro de Araújo, Rodrigo Ferreira e Juliana Alves

Arte: Kézia Ramlow


Vídeo:

Roteiro, filmagem e narração: Alan Pedro de Araújo