SEGUE A GENTE

ENDEREÇO & CONTATO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook - Instituto Marcos Daniel
  • Instagram - Instituto Marcos Daniel

Av. Eugênio Pachêco de Queirós, s/n

Jardim Camburi | Vitória-ES

CEP 29090-160 | Tel: (27) 3237-2405

Please reload

Facebook

Instagram

Please reload

Artigos Recentes

Jacaré-do-papo-amarelo - Um olharzinho curioso sob o luar.

November 14, 2017

Os jacarés são animais muito importantes para os ecossistemas, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, alimentando-se dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos. Fazer o quê, tem gosto para tudo, até para cocô.

Atualmente, os jacarés-de-papo-amarelo, Caiman latirostris, sofrem com a destruição de seu habitat e a poluição dos rios e estão ameaçados de extinção. As pressões que os centros rurais e urbanos promovem nos ecossistemas fazem com que os jacarés tenham que atravessar rodovias e avenidas para migrar de uma lagoa a outra, o que resulta muitas vezes no encontro entre o animal e as pessoas, causando estresse em ambos e podendo resultar em danos físicos ao animal, já que ele não tem o costume de atacar deliberadamente os seres humanos.

E falando em ameaças à preservação desta espécie, nada de sair por aí caçando jacaré pra comer, viu. Primeiro porque é considerado um crime ambiental. Segundo, porque a caça diminui a população, resultando em perda de variabilidade genética e ameaça de extinção. E terceiro, por colocar em risco a saúde pública, já que o animal, quando caçado clandestinamente para consumo, não passa por nenhuma inspeção sanitária – lembre-se de como nossos rios e lagos estão poluídos por esgoto doméstico e por resíduos industriais e agrícolas. Isso acaba expondo quem consome a carne, pois ela pode estar contaminada por bactérias que causam doenças à população humana. Por isso, iniciativas como o Projeto Caiman – Jacarés da Mata Atlântica, desenvolvido pelo veterinário Yhuri Nóbrega do Instituto Marcos Daniel, são tão importantes para gerar conhecimento e promover a conservação destes animais fascinantes.

 

Texto de Cristina Zampa Sanchez, bióloga e voluntária do Instituto Últimos Refúgios.

 

Fotos de Leornado Merçon, fotógrafo de natureza e conservação, voluntário do Instituto Últimos Refúgios (Instagram - @leonardomercon).

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload