SEGUE A GENTE

ENDEREÇO & CONTATO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook - Instituto Marcos Daniel
  • Instagram - Instituto Marcos Daniel

Av. Eugênio Pachêco de Queirós, s/n

Jardim Camburi | Vitória-ES

CEP 29090-160 | Tel: (27) 3237-2405

Please reload

Facebook

Instagram

Please reload

Artigos Recentes

Jacaré de Dois Metros Resgatado em Camburi

 

No dia 25 de maio, o Projeto Caiman foi acionado para mais um de resgate de Jacaré-de-Papo-Amarelo (Caiman latirostris). Desta vez o bicho estava na área do córrego Camburi, ao final da praia de mesmo nome.

 

O Prof. Marcelo Renan, presidente do IMD foi ao local verificar a situação para definir a melhor estratégia segura de resgate já que a área é muito frequentada.

 

O animal, que media aproximadamente 2 metros, se encontrava em um ponto de abordagem complexa, emaranhado em redes de pesca e raízes entre manilhas de água pluvial próximo a uma grande e importante avenida.

 

A equipe foi acionada e se deslocou até a área. A primeira abordagem foi feita através da tentativa de atraí-lo com peixes para captura. Porém, devido seu grau de estresse, o bicho não se interessou pela isca.

 

Foi necessário uma abordagem mais direta, usando equipamentos para fazer o animal emergir para ser capturado com sucesso.

 

Enquanto isso, rolava um campeonato de skate no parque Atlântico a poucos metros da cena da captura. Tipo de coisa meio surreal que é cada vez mais comum com os jacarés urbanos.

 

Após ser capturado o jacaré foi levado ao Centro Ecológico Projeto Caimam, submetido a avaliação clínica veterinária, medição, pesagem e sexagem, coleta de sangue, marcação, implantação de microchip debaixo da pele.

 

 

Constatado pleno estado de saúde, o animal foi encaminhado para soltura, que foi realizada em um local adequado e seguro.

 

O Espírito Santo faz parte da área de distribuição do jacaré-de-papo-amarelo. Devido ao crescimento mal planejado das cidades e diminuição de áreas de habitat natural de espécies selvagens, estes encontros se tornam cada vez mais comuns.

 

Mais um resgate com sucesso, graças a colaboração das pessoas que nos acionam quando encontram um jacaré. Agradecemos ao Vinícius, vigilante do parque Atlântico que acionou o Ciodes, à Polícia Ambiental que nos acionou e à Peixaria Vitória Mar que nos cedeu os peixes.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload