Projeto Caiman resgata mais um Jacaré na Serra - ES


O Chamado

Na noite da última quarta-feira (16 de Abril), a equipe do Projeto Caiman e Instituto Últimos Refúgios foi acionada para mais um de resgate de Jacaré-de-Papo-Amarelo, desta vez no município da Serra - ES.

Uma equipe multidisciplinar composta por um médico veterinário, um fotógrafo, um biólogo e um estagiário foi encaminhada imediatamente ao local: uma área industrial

que possui aos fundos uma área alagada aos pés do belíssimo Monte Mestre Álvaro (um dos patrimônios naturais da cidade).

O Resgate

Chegando ao local, a equipe se deparou com um animal assustado, medindo cerca de 1 metro de comprimento total, que dividia espaço entre caminhões e curiosos.

Rapidamente, a equipe realizou de forma segura a captura do animal. Foi feita marcação, implantado um microchip embaixo de sua pele. Também realizamos medição, pesagem e sexagem, onde pudemos observar que se tratava de um jovem macho.

O jacaré foi submetido a uma avaliação veterinária e no exame percebemos a presença de um corte em suas costas. Normalmente, esse tipo de injúria, é causada por objeto cortante ou outro instrumento de confecção humana.

Foi constatado, pelo nosso médico veterinário, que a lesão não representa maiores riscos à saúde e integridade do animal. Portanto, foi encaminhado para soltura a ser realizada dia seguinte, em uma área alagada próxima ao local onde o encontramos.

Tem Virado Rotina

O acionamento de nossa equipe para resgate de jacarés tem se tornado algo recorrente. Somente no primeiro semestre de 2019 foram 17 ocorrências. O aumento das áreas de ocupação humana e ainda elevadas temperaturas, têm sido responsáveis pelo aparecimento cada vez mais comum de animais selvagens na malha urbana.

Áreas selvagens perdem cada vez mais espaço para a expansão das cidades. Esse crescimento acontece de forma desordenada ou sem o devido monitoramento da fauna e flora local.

As populações de animais selvagens, encontram-se comprimidas em pequenos fragmentos naturais pobres em recursos alimentares e próximos às habitações humanas, forçando os jacarés a dividir os espaços conosco. Dessa forma, notícias como esta têm se tornado cada vez mais comuns.

Vale ressaltar que encontros como o citado acima, ocorrem em áreas antes pertencentes aos jacarés e uma infinidade de outras espécies. Os verdadeiros responsáveis pelas invasões somos nós mesmo e não o universo selvagem que nos rodeia.

Missão de Vida

Para nós do Projeto Caiman e Últimos Refúgios, resgatar um animal é ter a certeza que mais uma vida foi salva e ainda que nossos objetivos e sonhos são tão grandes como desafiadores!!

Cuidar dos Jacarés é cuidar de toda a NATUREZA!

#resgate #Jacarédepapoamarelo #ProjetoCaiman #InstitutoÚltimosRefúgios #Ameças #Missãodevida #Serra #ES

0 visualização

SEGUE A GENTE

ENDEREÇO & CONTATO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook - Instituto Marcos Daniel
  • Instagram - Instituto Marcos Daniel

Av. Eugênio Pachêco de Queirós, s/n

Jardim Camburi | Vitória-ES

CEP 29090-160 | Tel: (27) 3237-2405

Please reload

Facebook

Instagram